ESCOLA DE PAIS



A Rede de Proteção da Criança e Adolescente de Tupã está informando à comunidade tupãense que, desde o dia 13/01/2018, a cidade de Tupã conta com um Núcleo da Escola de Pais do Brasil - EPB - cuja    missão é “ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos”.
            A Escola de Pais do Brasil é uma organização da sociedade civil, de origem cristã, nascida em São Paulo, em 1963, que tem por objetivo primário atuar na capacitação de pais.
É filiada à “Fédération International Pour L’Éducation de Parents”, com sede na França, e faz parte da “Federação Latino Americana de Escola de Pais”. É reconhecida de Utilidade Pública Federal. Tem registro social no MEC e sua sede nacional é na cidade de São Paulo. 
O trabalho tem caráter preventivo e permite, através de sua metodologia, manter o nível de interesse dos pais, pois enfoca a real problemática educativa de todos os grupos sociais.     
           Os objetivos da Escola de Pais são: reforço à família; conscientização da maternidade e paternidade responsáveis; preparação para o mundo em mudanças constantes; conhecimentos básicos de psicologia e técnicas pedagógicas educativas, que favoreçam a reformulação de conceitos e facilitem a convivência entre pais e filhos; e desenvolvimento entre os participantes dos sentidos de colaboração, solidariedade e responsabilidade.

Metodologia
            A metodologia aplica sete círculos de debates, dirigidos por uma dupla de coordenadores, previamente preparados por meio de estudos do material e formados pelos casais presidente e dirigente da EPB no Estado de São Paulo, Regina/Armando Gabriele e Luísa/Doarte dos Santos Pereira, respectivamente.
            Os temas dos sete círculos, pela ordem, são: Educar é um desafio; Valores e limites na educação; Pai, mãe e agentes educadores; A educação do nascimento à puberdade; Adolescente - o segundo nascimento; A sexualidade no ciclo de vida da família; e Cidadania e cultura da paz. 
            Os círculos serão trabalhados um por semana, com duração de 90 minutos cada um, perfazendo um total de quase dois meses de reflexões.
          Ao final dos círculos, os circulistas que tiverem uma participação acima de 75% de frequência, receberão um certificado de participação.

EmTupã
          A ideia de trazer para Tupã o Núcleo da Escola de Pais do Brasil nasceu quando os  participantes da Rede Protetiva perceberam nas suas reuniões a grande dificuldade das famílias em lidar com a educação de suas crianças e adolescentes, sobretudo nas questões dos limites que se deve impor aos mesmos, e, enquanto instituições articuladas em prol da busca de caminhos para soluções de problemas complexos,  resolveram conhecer e trazer a Escola de Pais do Brasil para Tupã e assim o fizeram por meio de parcerias. “Primeiramente, parcerias dos próprios participantes da Rede, que se colocaram como voluntários neste trabalho e, como tal, passaram por capacitação para, a partir desta, serem multiplicadores do trabalho da EPB”, disse a Diretoria de Ensino em nota divulgada ontem.
         Outro parceiro foi a Prefeitura de Tupã, por intermédio do prefeito José Ricardo Raymundo e o vice Caio Aoqui, que “colaboraram” com a vinda de dois casais formadores (presidentes e dirigentes da EPB no Estado de São Paulo), da cidade de São Paulo até Tupã, em duas ocasiões: em julho de 2017, quando deram a primeira capacitação e, recentemente, em janeiro/2018, quando ratificaram o Núcleo da Escola de Pais em Tupã, após o grupo de voluntários estar finalmente ‘formado’ para o trabalho.

Voluntários
         O Núcleo da Escola de Pais do Brasil em Tupã é formado por 17 integrantes, sendo eles: casal presidente, Teresa Auxiliadora Ignácio e Celso Aliceda Porcel; casal vice-presidente, Lélia  Ranieri e Silas Gomes Duarte; casal doutrina, Janaíne Bertolucci e Gustavo Michelon Moreira; e associados, Adair Lopes Ramazoti, Ana Lúcia Cerini Porta, André Luís Costa, Cláudia Valéria da Silva Antunes, Célia Marli Lopes, Iraci Cangane Zerbetto, Mara de Matos Lourenço, Rosa Cristina Dias Zômpero Ortolan, Rosana Zamana de  Souza Sanches, Rosângela Ruiz Gomes e Valdir Pedro Berti.
Escola de Pais 
A Escola de Pais do Brasil desenvolve os círculos onde for convidada a fazê-lo, por exemplo: em escolas, instituições religiosas, empresas. Há, porém, um limite de atuação: cada grupo de coordenadores realiza apenas dois círculos por ano, sendo um no primeiro e outro no segundo semestre, abrangendo-se mais pessoas quanto maior o número de voluntários (associados) ela tiver. No momento, existem quatro grupos formados, de maneira que serão oferecidos quatro círculos em quatro instituições diferentes.
O trabalho já está sendo oferecido para os pais e comunidade do entorno das escolas EE “Sebastião Teixeira Pinto”, EE “Esther Veris Cerpe”, EE “Helena Pavanelli” e EE “Maestro Nelson de Castro”.
A ideia de iniciar os trabalhos com os pais  das escolas que oferecem o ensino fundamental anos iniciais é justamente em razão  da EPB  realizar trabalho preventivo e, como tal, espera-se que a longo prazo as sementes lançadas pela Escola de Pais do Brasil  surta  o efeito que sua missão almeja: “ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos”.
 No segundo semestre, a EPB trabalhará com as demais escolas dos anos iniciais não contempladas neste primeiro semestre e, posteriormente, com as demais, porém nada impede que pessoas interessadas (que não têm filhos na escola) se inscrevam para os círculos no local onde estes estiverem na iminência de acontecer, pois a Escola de Pais é para todos.

Demanda
          Cada círculo será oferecido para no máximo 40 pessoas, quais sejam, as primeiras quarenta a se inscreverem assim que aberto o período de inscrição, que deve acontecer ainda neste mês de março, nas escolas acima citadas.
            Os círculos são inteiramente gratuitos. O início dos trabalhos está previsto entre o final de março e início do mês de abril.
“A Rede Protetiva espera, com mais esta ação, colaborar com a minimização da vulnerabilidade social a que estão expostas nossas crianças, adolescentes e jovens, fortalecendo as famílias no seu papel social. Em nossa vida profissional e social, fazemos cursos para todos os tipos de atividades existentes, mas nunca para sermos pais, mães, avós, tios e tias melhores. Vamos mudar esta lógica: venha fazer Escola de Pais do Brasil! Você será recebido com um afetuoso abraço”, encerrou a nota encaminhada ontem pela Diretoria de Ensino.



FORMAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO

NÚCLEO TUPÃ







Nenhum comentário:

Postar um comentário